Você ainda tem dois meses de verão pela frente.

Você ainda tem dois meses de verão pela frente.

Veja como se prevenir dos males causados pela alta temperatura.

Não é novidade pra ninguém, mas o Serviço de Nacional Meteorologia informou que uma forte onda de calor está atingindo o Brasil no verão, mantendo a temperatura constantemente alta e essa sensação térmica de que existe um sol pra cada um. Como o nosso organismo se esforça para manter a temperatura corporal interna em torno dos 36,5°C, uma das formas de atenuar o calor é o suor. O problema é que essa eliminação de líquidos pelo suor pode causar desidratação se não houver reposição adequada.

Outro risco relacionado ao verão é a insolação, que pode ser provocada pela exposição prolongada ao sol e ao calor intenso, quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40°C. Pode causar também queimaduras de 2° ou 3° graus se a pessoa não aplicar protetor solar. Outras razões para a insolação são o excesso de roupas, a prática exaustiva de atividades físicas em altas temperaturas e a pouca ingestão de líquidos, que pode causar a desidratação.

Veja como se prevenir dos males causados pela alta temperatura:

• Evite o sol, principalmente nos horários de maior intensidade (das 10 às 17 horas)

• Passe protetor solar sempre que sair de casa

• Use roupas mais largas, frescas, confortáveis e acessórios como bonés,chapéus, óculos escuros e guarda-sóis

• Pratique atividades físicas com moderação em dias muito quentes para não sofrer desgaste e esgotamento físico

• Beba muito líquido para se manter sempre hidratado

• Procure se alimentar de forma mais leve, preferindo frutas e saladas. Refeições mais quentes e de alta caloria  aumentam o metabolismo do nosso corpo e sua temperatura.

O principal alerta é para crianças, idosos e grávidas, devido à sua menor imunidade e maior sensibilidade da pele. Mas todos devem adotar atitudes mais saudáveis na estação mais quente do ano, principalmente com esse calor intenso constante. Pequenos hábitos são suficientes para você e sua família aproveitarem o verão sem esquentar a cabeça.