Curta a folia com a saúde em dia

Curta a folia com a saúde em dia

O Carnaval é um período de energia, animação e festa. Só que alguns cuidados são muito importantes para se divertir de forma saudável e consciente.

Com o Carnaval chegando, alguns aproveitam para descansar e tirar uns dias de folga; já outros preferem cair na folia e festejar bastante. Não importa qual seja a sua opção, é possível curtir o Carnaval e ao mesmo tempo ter atitudes saudáveis, afinal, a folia passa, mas a saúde fica. Se você é do time dos foliões, fique ligado nas dicas simples e práticas que separamos para você ter um ótimo Carnaval sem deixar sua saúde de lado.

“Atravessamos o deserto do Saara, o sol estava quente e queimou a nossa cara”

Tome cuidado com o sol. Use filtro solar a cada duas horas, procure sombras e utilize acessórios como chapéus e bonés para se proteger dos raios solares.

“Você pensa que cachaça é água? Cachaça não é água, não”

As bebidas alcoólicas fazem parte do carnaval, mas não exagere. Beba de forma consciente. Procure tomar bastante água ao longo do dia, principalmente se estiver curtindo o carnaval em blocos de rua ou relaxando na praia sob o sol. E lembre-se: se beber, não dirija!

“Chiquita Bacana lá da Martinica, se veste com uma casca de banana nanica”

O Carnaval no Rio de Janeiro, é caraterizado por forte sol e calor. Por isso, use roupas ou fantasias leves e confortáveis. Ninguém quer passar sufoco com um sapato machucando o pé ou uma roupa quente.

“Quem sabe, sabe. Conhece bem como é gostoso gostar de alguém”

Os preservativos, como camisinha feminina e masculina, protegem contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada. Seja consciente e cuide-se.

“Perna de porco é presunto. Mão de vaca é mocotó”

Alimentar-se bem não é sinônimo de comer muito. Evite frituras e comidas com muita gordura. Mesmo divertindo-se nas ruas, não se esqueça de comer a cada três horas. Tente levar uma fruta na bolsa ou outro alimento de fácil digestão.

Lugar de lixo é no lixo

O grande volume de lixo que fica nas ruas após o Carnaval é um dos maiores problemas públicos desse período. Leve um saquinho para guardar o seu lixo ou jogue-o em um local apropriado.

Consciência na estrada

Muitas pessoas optam por viajar nesta época festiva. Se for dirigir, faça a manutenção do seu carro adequadamente e mantenha a atenção redobrada. Programe-se para sair em horários em que o trânsito não esteja tão caótico. Respeite as sinalizações e a velocidade máxima permitida nas estradas.