Doação de órgãos: você pode deixar a vida continuar

Doação de órgãos: você pode deixar a vida continuar

O dia 27 de setembro procura conscientizar sobre a importância da doação de órgãos com o objetivo de salvar vidas que precisam de transplantes.

É interessante observar como a solidariedade se faz presente entre os seres humanos e pensar que a doação de órgãos pode salvar outra vida. Muitas pessoas podem não se atentar para a relevância dessa ação nobre, por isso, no dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que visa à promoção do assunto e ao incentivo a se tornar um doador.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), de 2010 a 2017, a taxa de notificação de potenciais doadores aumentou em 41% e a de efetivação da doação teve incremento de 21%. Além disso, a taxa de doadores efetivos cresceu em 69%. Isso representa mais vidas salvas através dos transplantes de órgãos.

Para se tornar um doador, é importante discutir o assunto em vida com seus familiares, pois a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família. Para realizar a ação, o doador deve ter sofrido de morte encefálica, que é a parada definitiva do encéfalo, (responsável pelas funções essenciais do organismo), o que causa, logo em seguida, a falência do organismo. Apenas assim os seus principais órgãos vitais permanecerão aptos a serem transplantados para outra pessoa.

No caso de doação em vida, só podem ser doados os órgãos considerados “duplos”, ou seja, que não irão prejudicar a saúde e a manutenção da vida do doador (por exemplo, os rins). Para doadores não parentes, há necessidade de autorização judicial, aprovação da Comissão de Ética do hospital transplantador e da CNCDO, além de comunicação ao Ministério Público.

A data foi instituída pela Lei nº 11.584/2007. Com isso, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) realiza anualmente, no mês de setembro, a campanha “Brasil Verde”, em referência à Lei nº 15.463, de 18 de junho de 2014, que instituiu o mês da doação de órgãos, denominado “Setembro Verde”.

Durante todo o mês de setembro ocorrem diversos eventos que promovem debates e conversas sobre a importância da doação de órgãos em todo o Brasil.

Ajude a salvar vidas. Escolha ser um doador. Para mais informações, consulte o Disque Saúde, a Central Nacional de Transplantes ou a ABTO.

Disque Saúde: 0800 61 1997
Central Nacional de Transplantes: 0800 6646 445
ABTO: (11) 3283-1753 / 3262-3353