Janeiro Roxo: iniciativa de conscientização sobre a hanseníase

Janeiro Roxo: iniciativa de conscientização sobre a hanseníase

A campanha Janeiro Roxo é uma ação com o intuito de desmistificar a doença, esclarecendo seus sintomas e suas formas de tratamento.

Anteriormente conhecida como lepra, a hanseníase é uma patologia infectocontagiosa transmissível causada por uma bactéria de nome Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Com grande capacidade de infectar os indivíduos, ela atinge os nervos periféricos e a pele, podendo causar lesões neurais.

Sinais e sintomas

  • Manchas avermelhadas, amarronzadas e esbranquiçadas que podem surgir em qualquer parte do corpo;
  • Mudança na temperatura no local das manchas;
  • Locais com diminuição dos pelos e suor;
  • Inchaço de mãos e pés;
  • Diminuição da sensibilidade ou força muscular das mãos, pés e face devido à inflamação nos nervos;
  • Caroços nas partes frias do corpo, como mãos, orelhas e cotovelos.

Transmissão

Uma pessoa pode contrair a doença quando em contato com secreções das vias aéreas superiores ou gotinhas de saliva de um portador de hanseníase. Isso quer dizer através de espirros ou bebendo no mesmo copo que não tenha sido anteriormente higienizado, por exemplo.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e epidemiológico, feito por exame dermatoneurológico, que identifica as lesões que apresentam alterações ou sensibilidade nos nervos. Quando realizado no início dos sintomas, pode evitar a evolução da doença para formas mais graves.

Tratamento

O paciente recebe doses do antibiótico rifampicina por alguns meses, com supervisão de um profissional de saúde. O tratamento é ambulatorial, o que significa que não precisa de internação.

Você sabia?

  • A infecção pode atingir pessoas de ambos os sexos e em qualquer idade. Além disso, é preciso um longo período exposto à bactéria e apenas uma parcela da população infectada realmente adoece;
  • A hanseníase é uma das doenças mais antigas da História da humanidade. Há referências remotas desde 600 a.C.

Descobri hanseníase… O que fazer?

Caso você ou alguém próximo apresente os sintomas, procure um médico. Hanseníase tem cura e, quanto antes diagnosticada, mais rápido e eficaz será o tratamento.