Uma sociedade melhor só é possível com mais mulheres conquistando seus direitos e espaços

Uma sociedade melhor só é possível com mais mulheres conquistando seus direitos e espaços

Incentivar a participação feminina nos diversos setores da economia, além de gerar muitos benefícios a todos, torna real no mundo o ideal de valorização da mulher.

A ONU Mulheres, organização mundial que promove a defesa dos direitos humanos das mulheres, aponta uma série de impactos positivos na sociedade, causados pela inserção da mulher nas diferentes atividades econômicas. São impactos que já podem ser mensurados atualmente e que representam benefícios a todos, não só às mulheres.

Entre esses pontos, podemos observar o fortalecimento de economias; mais justiça e estabilidade nas comunidades; garantia de direitos humanos internacionalmente reconhecidos; melhoria na qualidade de vida das populações como um todo; e crescimento do empreendedorismo.

Apesar de todos os progressos das mulheres, tendo cada vez mais suas habilidades e talentos respeitados, percebemos que a exclusão e o preconceito são problemas a serem combatidos. Embora haja diversidade e inclusão no ambiente corporativo, o mundo ainda não atingiu um equilíbrio satisfatório na participação das mulheres no mercado de trabalho.

Conheça os Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres

Atenta a essas questões, a ONU Mulheres estabelece 7 princípios que orientam o empoderamento das mulheres e a busca pela igualdade de gênero na sociedade. São eles:

– Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
– Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho — respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
– Garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
– Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
– Implementar o desenvolvimento e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
– Promover a igualdade através das iniciativas e defesa comunitárias.
– Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Fonte: ONU Mulheres