Veja como se prevenir dos males causados pela alta temperatura.

Veja como se prevenir dos males causados pela alta temperatura.

Boas dicas para o seu verão ser mais refrescante

Você já está sentindo na pele e, como sempre, uma forte onda de calor está atingindo o Brasil no verão. São temperaturas constantemente altas com a sensação térmica de que existe um sol pra cada um. Como o nosso organismo se esforça para manter a temperatura corporal interna em torno dos 36,5°C, uma das formas de atenuar o calor é o suor. O problema é que essa eliminação de líquidos pelo suor pode causar desidratação se não houver reposição adequada.

Outro risco relacionado ao verão é a insolação, que pode ser provocada pela exposição prolongada ao sol e ao calor intenso, quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40°C. Pode causar também queimaduras de 2° ou 3° graus se a pessoa não aplicar protetor solar. Outras razões para a insolação são o excesso de roupas, a prática exaustiva de atividades físicas em altas temperaturas e a pouca ingestão de líquidos, que pode causar a desidratação.

Veja como se prevenir dos males causados pela alta temperatura:

  • Evite o sol, principalmente nos horários de maior intensidade (das 10h às 17h)
  • Passe protetor solar sempre que sair de casa
  • Use roupas mais largas, frescas, confortáveis e acessórios como bonés,chapéus, óculos escuros e guarda-sóis
  • Pratique atividades físicas com moderação em dias muito quentes para não sofrer desgaste e esgotamento físico
  • Beba muito líquido para se manter sempre hidratado
  • Procure se alimentar de forma mais leve, preferindo frutas e saladas. Refeições mais quentes e de alta caloria aumentam o metabolismo do nosso corpo e sua temperatura.

O principal alerta é para crianças, idosos e grávidas, devido à sua menor imunidade e maior sensibilidade da pele. Pessoas obesas, diabéticas, com problemas cardíacos e doenças renais também necessitam de mais cuidados. Mas todos, idenpendentemente da condição de saúde, devem adotar atitudes mais saudáveis na estação mais quente do ano, principalmente com esse calor intenso constante. Pequenos hábitos são suficientes para você e sua família aproveitarem o verão sem esquentar a cabeça.