Superalimentos que fortalecem sua imunidade e protegem seu corpo.

Superalimentos que fortalecem sua imunidade e protegem seu corpo.

O sistema imunológico ganhou destaque na pandemia de Covid-19. Isso porque esse mecanismo do corpo humano tem um papel fundamental para proteger você de diversas infecções.

Mas você conta com importantes aliados pra reforçar sua imunidade: sete alimentos riquíssimos em nutrientes que ajudam seu sistema imunológico a funcionar da maneira ideal.

Ao consumir diariamente esses “superalimentos”, você pode evitar não só o risco de ter quadros infecciosos como de desenvolver doenças autoimunes e câncer.

Reforce sua imunidade mantendo a diversidade na ingestão desses alimentos. Cada um tem um nutriente em maior quantidade na sua composição.

Conheça 7 alimentos que nutrem sua saúde:

Mel

O mel atua como um “construtor do sistema imunológico” devido à atuação antioxidante de dois compostos, que agem neutralizando os radicais livres, que são moléculas que aceleram o processo de envelhecimento das células, aumentando o risco e o surgimento de doenças crônicas. O mel também tem ação antisséptica capaz de matar comunidades de bactérias e fungos.

Iogurte

O iogurte é um leite fermentado por bactérias, que são os chamados probióticos. Eles proporcionam uma grande propriedade terapêutica ao alimento. Consideradas protetoras, as bactérias presentes no iogurte vão atuar diretamente na ação do sistema imunológico.

Quinoa

A quinoa é uma semente tão nutritiva que é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um superalimento para o combate à fome no mundo. Ela tem antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, e zinco, nutriente que exerce um papel na maturação das células responsáveis pela imunidade a nível celular. Além disso, tem vitamina B6 em grande quantidade, que favorece a produção de anticorpos.

Batata doce

Os principais nutrientes da batata doce que impactam na imunidade são a vitamina A e a vitamina C, que protegem as células dos radicais livres. A deficiência de vitamina A está relacionada à redução da atividade das células que fazem parte da resposta inicial do sistema imunológico. A vitamina C atua na manutenção da “barreira epitelial”, uma fina camada de células cuja função é proteger o corpo contra toxinas e bactérias.

Spirulina

É uma alga que pode ser usada como suplemento alimentar por ser rica em proteínas, aminoácidos, ferro, zinco e vitaminas A, B, D e E. Seu principal nutriente relacionado ao funcionamento do sistema imunológico é a ficocianina, que possui atuação antioxidante e consegue inibir determinadas enzimas pró-inflamatórias. A spirulina, seja na forma desidratada, em comprimidos, cápsulas ou em pó, ainda favorece a formação de anticorpos.

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, é um pó extraído de uma planta da família do gengibre. Sua principal substância, a curcumina, possui efeito anti-inflamatório, pode aumentar as respostas de anticorpos assim como os níveis de uma proteína que regula a resposta imune inata, considerada a primeira barreira de defesa do organismo.

Gengibre

Atua nas defesas do corpo pela alta capacidade de ação antioxidante e anti-inflamatória, que combatem os radicais livres. Isso acontece graças à substância chamada gingerol, que é capaz de modular as células que têm um papel primordial no funcionamento das defesas do corpo e ainda possui uma atuação anticâncer, inclusive podendo inibir metástases.

Dê uma força para seu sistema imunológico incluindo no seu dia a dia esses alimentos indicados. Você vai ficar de boca aberta com o bem que isso fará à sua saúde.

Fontes: O Globo Saúde e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).