Agora é que são eles

Agora é que são eles

O Novembro Azul é a oportunidade de debater a saúde do homem e conscientizar sobre o câncer de próstata. Cedae Saúde reforça o tema com palestras ao longo do mês.

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo que mais afeta homens no mundo, atrás apenas do câncer de pele? De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 68.000 casos da doença foram diagnosticados no Brasil no biênio 2018/2019. A alta incidência está muito relacionada ao preconceito em relação ao exame e o relaxamento do público masculino com a saúde – e foi por isso que surgiu o Novembro Azul, para dar atenção ao bem-estar do homem. Diante da importância do tema, a Cedae Saúde realiza palestras já na primeira semana do mês, para reforçar a importância da prevenção.

A campanha Novembro Azul, que começou em 2003 na Austrália, visa conscientizar os homens sobre a necessidade de se prevenir do câncer de próstata, sendo um desses caminhos o exame de toque retal – o popular “exame de próstata”. Cercado de muito preconceito, o que dificulta a prevenção, ele consiste em verificar se há alterações na glândula, que está localizada logo abaixo da bexiga e é importante para a produção do sêmen.

De acordo com o Ministério da Saúde, é normal o câncer de próstata não apresentar sintomas no seu início e, quando apresenta, possivelmente já está em estágio avançado, o que torna ainda mais necessária a avaliação periódica.

Os sintomas seriam:

– Dor óssea.
– Dores e dificuldade para urinar.
– Jato urinário com cortes em dois ou mais tempos.
– Vontade de urinar com frequência.
– Esforço aumentando para iniciar ou finalizar o jato urinário.
– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O Ministério ainda reforça que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, por isso a importância dos exames, como o já mencionado toque retal, de sangue e as biópsias. Entre as maneiras de se prevenir, indica-se cuidar do corpo e da mente, praticar exercícios, manter o peso ideal, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar, além de visitar os médicos com frequência e realizar os exames periódicos regularmente, especialmente depois dos 45 anos de idade. Portanto, não perca tempo e marque a sua consulta, pois a sua saúde não espera. Acompanhe também as iniciativas da Cedae Saúde ao longo do mês para ter maiores informações e consulte o folheto sobre o assunto que preparamos especialmente para você.