A Importância da Saúde Mental

A Importância da Saúde Mental

Cedae Saúde reforça os cuidados com a mente e traz palestra do neurologista Alexandre Ghelman.

Ao longo deste mês, a Cedae Saúde organizou uma série de eventos para a campanha Janeiro Branco, voltada para a conscientização sobre o bem-estar emocional. Ações foram realizadas na Cedae Saúde, na PRECE, na CEDAE e em nossas redes sociais. As palestras contaram com bom público de colaboradores, com a participação do médico neurologista Alexandre Ghelman, além de outros especialistas da instituição.

Com o tema “Faz bem pra gente cuidar da mente”, Ghelman palestrou na sede da CEDAE, no dia 26 de janeiro, e detalhou alguns dos principais vilões do bem-estar, como ansiedade, depressão e estresse. Antes de sua introdução, fez um exercício com os participantes, incentivando-os a aplicarem uma técnica de massagem ao colega do lado, exatamente para desenvolver o relaxamento.

O principal ponto debatido foi o estresse e como ele debilita várias frentes da vida. Segundo Ghelman, existe um segredo que explica a razão de duas pessoas sentirem estresses diferentes, aplicando uma fórmula: fatores estressores, menos fatores protetores, igual ao nível de estresse. Ou seja, todos vamos passar por situações conturbadas, mas a reação depende muito da proteção que é desenvolvida por meio de hábitos saudáveis, inteligência emocional, boa alimentação, entre outros.

Para Ghelman, eventos como esse são necessários dentro das empresas. “Ações de promoção de saúde são uma estratégia muito importante, se você pensar em saúde pública. Se todas fizessem isso, teria um impacto gigantesco”, afirma o neurologista. Foi exatamente assim que enxergou a estagiária de administração Maria Luisa: “A palestra me inspirou muito, até falei com o doutor, tivemos algumas dessas questões apresentadas na minha família, então para mim foi algo muito pessoal. Acho que devem ser proporcionados mais eventos assim no futuro”, explica.

Atividades também na sede da Cedae Saúde

No dia anterior, tivemos outra apresentação, dessa vez na Cedae Saúde, conduzida pela assistente social Ana Cristina Ramos de Andrade, a nutricionista Kelly Brasil e o enfermeiro Diego Arruda para os colaboradores da instituição. A palestra serviu para detalhar o termo “saúde mental” e os principais sintomas que podem afetá-la. Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é a manutenção de sua capacidade de lidar com desafios da vida.

Diversos transtornos foram abordados, como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e dependência química, além da importância da psicoterapia e da psiquiatria para o tratamento. Para Diego Arruda, ajudar alguém que possua essas questões é algo que deve ser desenvolvido em todos nós. “Procurem ser empáticos, e não tratar como ‘frescura’. Empatia é uma característica que não nasce com a gente, tem de ser trabalhada a cada dia”, acredita Diego.

Ana Cristina alerta que outra pandemia veio como consequência da Covid-19: a dos transtornos mentais. “Afetou muitas pessoas e os tabus ainda são muito grandes. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da saúde física. As duas andam juntas”, afirma a assistente social.

Ao final dessa jornada de atividades, ficam as dicas para nosso dia a dia: buscar mais equilíbrio em nossa rotina, respeitar nossos limites e procurar dar mais atenção a quem precisa.

Caso deseje saber mais sobre saúde mental, acesse aqui o folheto que desenvolvemos e acompanhe nosso conteúdo nas nossas redes sociais.