A doença que afeta os movimentos

A doença que afeta os movimentos

O Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla busca compreender e tratar esse distúrbio incurável que ataca o sistema nervoso

Você sabe o que é a Esclerose Múltipla? É uma doença inflamatória crônica, autoimune e progressiva, que afeta o sistema nervoso e pode dificultar os movimentos. Para aumentar a visibilidade do distúrbio, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) criou, em 2006, o Dia Nacional de Conscientização, comemorado sempre em 30 de Agosto.

A Esclerose Múltipla (EM) não tem causas muito bem definidas, mas acredita-se em predisposição genética. Com a EM, as células de defesa começam a atacar o próprio sistema nervoso, o que interfere na comunicação entre o cérebro e o corpo. O tipo mais comum de EM, que afeta 85% dos indivíduos com a doença, caracteriza-se por surtos súbitos, que são manifestações neurológicas típicas que duram no mínimo 24 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da Esclerose Múltipla são:

– Fadiga
– Distúrbios visuais
– Fraqueza Muscular
– Desequilíbrio
– Dor
– Dificuldade para articular a fala
– Dificuldade para engolir
– Alterações emocionais e cognitivas

Outra característica típica da EM é a progressão: metade dos pacientes vão precisar de apoio para andar depois de 15 a 20 anos do primeiro sintoma. Apesar das dificuldades, a doença possui tratamento a partir de medicamentos, que não vão curar, mas vão retardar o progresso e melhorar a qualidade de vida de quem possui o distúrbio. Para mais informações sobre essa doença, converse com seu médico de confiança. Quanto mais rápido for realizado o diagnóstico, mais fácil será tratar.