Cuidar da mente é importante o ano inteiro

Cuidar da mente é importante o ano inteiro

Nesse Janeiro Branco, mês de conscientização sobre bem-estar emocional, a Cedae Saúde reforça a importância da saúde psicológica.

Quando falamos de saúde, muito se diz sobre praticar exercícios físicos, se alimentar bem e manter-se hidratado. Todas essas ações são importantes para a qualidade de vida, mas por vezes acabam negligenciando outro fator crucial para essa manutenção: a saúde psicológica. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar de outras partes do corpo, e por esse motivo foi criada a campanha do Janeiro Branco. Ao longo do mês, a Cedae Saúde vai aderir e organizar uma série de palestras sobre o tema.

A ação teve início em 2014 e se espelha em outras campanhas importantes, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, com a intenção de combater tabus e debater saúde mental. O mês foi escolhido exatamente por representar um momento de revisões pessoais e planejamento para muitas pessoas que desejam ter uma nova vida no ano que se inicia. A cor, inclusive, remete ao papel branco, onde se pode escrever e projetar expectativas.

Mas afinal, por que é importante cuidar da saúde mental? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo convivem com algum tipo de transtorno mental, como ansiedade, depressão e bipolaridade, entre outros. A pandemia da Covid-19 colaborou para piorar a situação, e não é diferente no Brasil: cerca de 50 milhões de pessoas no país possuem alguma doença de natureza psicológica, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Entre as ações que o Ministério da Saúde indica para manter a saúde da mente em dia, estão:

– Evitar o isolamento;
– Manter o físico e o intelectual ativos;
– Manter uma alimentação saudável;
– Praticar atividades físicas;
– Manter sessões de psicoterapia;
– Reforçar laços sociais, como família e amigos.

Estar bem consigo mesmo é de grande importância para a manutenção do psicológico, além de não banalizar seus sentimentos e das pessoas ao seu redor. Por isso, o diálogo torna-se uma peça essencial da qualidade de vida. Caso perceba que você ou outra pessoa tem apresentado questões referentes à saúde mental, procure um médico ou um psicoterapeuta que possa ajudar. Acompanhe também as ações que a Cedae Saúde preparou para o mês. O seu bem-estar importa!

Para saber mais, acesse aqui o folheto que preparamos sobre o tema. Fique à vontade para compartilhar com seus amigos e familiares.

Se quiser conhecer as ações que fizemos sobre Dezembro Laranja, venha conferir a matéria que preparamos.