Diet, zero e light: você sabe a diferença?

Diet, zero e light: você sabe a diferença?

Diet, zero e light: você sabe a diferença?

É muito comum a gente ver cada vez mais opções de produtos light, diet e zero nas prateleiras. Muita gente acha que são feitos para quem quer emagrecer, mas não é bem assim. Conheça as características de cada um.

 

Produtos diet

Sua receita não inclui sal, gordura ou açúcar etc. Só que, para preservar as qualidades originais, um outro ingrediente é adicionado, como um tipo de adoçante no lugar do açúcar ou carboidratos espessantes (elementos utilizados para dar textura e consistência) para reduzir a quantidade de gordura. São voltados para quem não pode consumir um nutriente específico devido a problemas de saúde. Por exemplo: produtos diet sem adição de sal são desenvolvidos para quem é hipertenso ou sem açúcar para diabéticos.

 

Produtos zero

Não apresentam algum ingrediente específico na sua composição ou têm uma quantidade tão pequena que pode ser considerada inexistente de acordo com as regulamentações nutricionais. A diferença em relação aos produtos diet (que pegam a fórmula original e retiram algum nutriente) é que sua receita é criada “para fins especiais” sem a presença desse componente. Isso quer dizer que uma pessoa diabética pode consumir produtos diet ou zero sem açúcar, mas deve prestar atenção se são mesmo isentos desse ou de outro ingrediente.

 

Produtos light

São indicados para pessoas que precisam reduzir o consumo de algum elemento. Têm menos sódio, açúcar, colesterol ou gordura (e por isso menos calorias). A redução é de 25% ou mais. Isso quer dizer que um produto light em termos de gordura possui uma taxa menor que um produto convencional, mas o teor ainda pode ser alto, dependendo da quantidade original e do percentual reduzido. Por exemplo: um produto que tem 45g de gordura em 100g, mesmo com redução, continua com alto teor de gordura.

Agora, se você quer se cuidar e manter uma alimentação saudável, o ideal é procurar um nutricionista, comer legumes, verduras, frutas, grãos integrais e proteínas magras (exemplos: peito de frango e peito de peru sem pele, clara de ovo) e observar atentamente o rótulo dos alimentos, sua lista de ingredientes e a tabela nutricional.