Não espere sentir sede para se cuidar.

Não espere sentir sede para se cuidar.

Não espere sentir sede para se cuidar.

No calor é comum a gente beber muito líquido. Quando chega o frio, é importante manter os mesmos hábitos. O consumo de água melhora a circulação sanguínea, o funcionamento do intestino, evita problemas nos rins e a desidratação. O ideal é consumir pelo menos dois litros por dia, de acordo com fatores como seu peso, idade, a atividade física que você pratica e a temperatura do lugar onde vive. Por exemplo, idosos e gestantes precisam de uma quantidade maior.

Mas não espere sentir sede para beber água porque isso já pode ser um sintoma de desidratação. Mantenha uma garrafinha cheia sempre perto de você: em casa, no trabalho, na academia e se for fazer uma caminhada. E procure não deixar para tomar tudo de uma vez. O ideal é ingerir quantidades moderadas de líquidos ao longo do dia.

Além da própria água, sucos naturais, chás gelados e água de coco são opções saudáveis e gostosas que podem ajudar você a se manter hidratado. O leite e a maioria das frutas contêm entre 80% e 90% de água na sua composição, por isso o seu consumo também é importante. Agora refrigerantes e sucos artificiais, claro que não entram na lista.

Não se esqueça de que a alimentação também conta para a sua hidratação e a sua saúde. Refeições muito pesadas e salgadas costumam provocar maior necessidade de ingestão de líquidos.